Recentemente, pelo menos duas empresas de mídia impressa anunciaram o fim de suas operações no Brasil. Isso levanta a questão: estamos diante de uma crise no setor ou de uma oportunidade para inovação?

No começo do mês, a Editora Abril revelou o encerramento de aproximadamente dez revistas, incluindo publicações de moda como Elle e Cosmopolitan Nova, de decoração como Casa Claudia, e outras conhecidas como Boa Forma e Veja Rio. Logo após, a Editora Escala fechou títulos como Tititi e Minha Novela.

A crise no setor de impressos não é novidade, afetada por custos de distribuição elevados e queda na receita de publicidade. Contudo, a ascensão das mídias digitais exige que o setor se reinvente, focando em conteúdo exclusivo e de qualidade para capturar a atenção dos leitores.

Além disso, o desafio das fake news aumenta a necessidade de informação confiável. Isso pode ser uma chance para a mídia impressa se destacar pela credibilidade, oferecendo um contraponto à rápida disseminação de informações não verificadas na internet.

Em vez de ver a situação atual como uma crise, pode-se encará-la como o momento ideal para explorar novas oportunidades.

Geiza Mesquita Comunicação

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