Como um blog pode potencializar a sua estratégia de marketing digital

Você pode até ter algum preconceito contra eles, já que assim que foram criados os blogs foram divulgados quase com um diário virtual de pessoas que queriam ganhar algum destaque na rede. Mas ao longo dos anos esse perfil mudou e hoje os blogs são ferramentas poderosas e fundamentais para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Tentarei explicar como um blog pode ser a peça chave para potencializar a sua divulgação nas redes.

 

Ganhando autoridade

Pense o quanto pode ser bom publicar o conteúdo que quiser e ter esse material como um ativo permanente na web.  Essa é uma das vantagens do blog. Ao contrário de qualquer outra divulgação que tem data para terminar, o seu texto ficará lá pelo tempo que desejar.

É claro que esse conteúdo que pode ser em forma de artigo,  vídeos, fotos, perguntas e respostas ou outros, deve ser trabalhado com cuidado e deve mostrar o seu conhecimento a respeito do tema que quer destacar. Você deve investir em produzir material de qualidade e direcionado ao seu público. O objetivo é entender como se tornar autoridade no assunto, sendo procurado por prospectivos clientes e interessados no tema que irá falar. Bons conteúdos ganham a confiança e reputação para a sua marca, além de formar um público que gosta do que lê e acompanha o material publicado no blog.

 

Sendo visto pelo Google e por possíveis clientes

Ao criar um blog, normalmente as empresas ou profissionais costumam usar uma subpasta ou subdomínio do site, isto é, dentro do site principal, por exempo: www.suaempresaxxx.com.br/blog . Esse recurso costuma dar mais visibilidade ao seu site e, pelo número de links ligados a página, obtém volume, fortalece a marca e ganha credibilidade para os motores de busca do Google. Passando a incluir o seu conteúdo relevante em uma possível procura no Google e subindo a sua posição de rankeamento. Com certeza isso te ajudará a dar mais visibilidade para possíveis clientes.

Existem técnicas para produzir um conteúdo adequado para blogs e para ser melhor encontrado pelo Google, mas antes é preciso que você tenha interesse em ter o seu blog.

 

Interatividade

Ao criar um blog sua empresa está mais exposta ao público e também às dores e perguntas dos interessados pelo seu conteúdo. Essa é uma oportunidade de ganhar e fidelizar clientes. Você pode interagir quando esclarece uma dúvida, quando comenta sobre algo que leu com eles ou simplesmente responde os comentários. Cria vínculos que te aproximam ainda mais do seu público.

 

Campanhas nas redes sociais e vendas

Esse pode ser o grande argumento para finalmente você se convencer a ter um blog. Hoje as estratégias ligadas ao marketing digital, principalmente ao marketing de conteúdo, convergem para o Blog das empresas. É através dele que elas buscam atrair potenciais clientes e reduzir os custos de vendas.

Os principais objetivos do marketing de conteúdo são: aumentar o reconhecimento da marca ou profissional, incentivar a lealdade, educar consumidores, engajar os clientes, gerar e qualificar leads e reduzir os custos de marketing, como já havia comentado.

Como você pode utilizar o blog para potencializar as suas campanhas nas redes sociais? O ideal é que você faça um planejamento para atuar, onde tenha as informações bem definidas, desde o conteúdo que irá publicar até como irá  realizar as campanhas para gerar leads. Os leads são contatos de pessoas que estão de alguma maneira interessadas no seu conteúdo ou no seu produto. É através desse contato que você poderá fechar novas vendas. E o grande atrativo para o seu site ou para conseguir esses leads, é o conteúdo do seu blog.

Uma pesquisa levantada pela Martech em 2016 levantou que as estratégias mais utilizadas pelas empresas de tecnologia para a geração de leads são: Posts em redes sociais (86,7%), Envio de email marketing (82,7%), Posts em blog (77,6%) e Compra de mídia (64,3%). Publicações em blogs são responsáveis por conquistar uma média de 1,8 vezes mais visitantes para as empresas que praticam a estratégia de Marketing de Conteúdo. (Content Trends, 2017)

Outra vantagem, além do marketing digital, os blogs podem vender espaços publicitários e podem realizar publieditoriais que divulgam produtos  ou serviços que tenham relação com o seu conteúdo. Tudo isso dentro do mesmo local.

Dados sobre blogs

Pesquisa realizada pela Content Trends, em 2017, revelou que 53,5% das empresas que adotam Marketing de Conteúdo, destacando o site/blog como foco, sabem os números de visitantes mensais que recebem. Já 66,7% dos negócios que não adotam a mesma estratégia, desconhecem o número de visitas. As empresas que afirmaram publicar posts no blog apresentam um aumento de 3,7 vezes na média mensal de visitas do site comparado a quem não utiliza. (Content Trends, 2016).

Você ainda tem dúvida se deveria ter um blog? Repense sobre como pode te auxiliar na sua reputação e vendas.

 

Geiza Mesquita, consultora de comunicação e redes sociais

www.geizamesquita.com.br

Para saber mais, entre em contato conosco.