A importância do comércio de bairro

Quem não já acordou em um domingo de manhã e pensou: “hoje vou tomar café na padaria da esquina”? Ou esqueceu de comprar algo para receber os amigos e correu na venda mais próxima de casa? Ou quem sabe foi naquele bazar que você encontra desde uma lâmpada até uma agulha de costura que precisa de última hora? Ah! O comércio de bairro é mesmo salvador!

Sabemos que a localização de um negócio é um aspecto que pode ser decisivo para o seu sucesso. No caso de pequenas lojas de bairros, esse é um ponto crucial. Isso porque esse tipo de comércio atende a demandas localizadas e, em alguns casos, pode até atrair uma clientela de outras regiões, desde que ofereça um diferencial. E diferencial é algo que os pequenos comércios costumam fazer bem, muito por conta do atendimento personalizado, mais humanizado, proporcionado por uma demanda menor do que a de grandes empresas, o que possibilita maior nível de satisfação e fidelização.

Quando o “boca a boca” passou a ser feito por um clique

Durante muitos anos, a chave do sucesso de muitos pequenos comércios sempre foi o famoso “boca a boca”, a indicação de amigos e vizinhos e muitas vezes, a facilidade de ser o único comércio do setor no bairro. Mas com o surgimento de novos concorrentes, a pulverização da clientela e as redes sociais, essa estratégia passou a não satisfazer mais os comerciantes, que ao longo dos anos viram seus pequenos comércios perderem a força de anos de tradição.

Investir em uma estratégia nas redes sociais, onde é possível atingir o público certo, dentro da sua localização, se tornou imprescindível e um diferencial para os comércios de bairro, além de ser um investimento de comunicação que cabe no bolso de pequenos comerciantes.

No Facebook, por exemplo, é possível segmentar seus anúncios por região. Criar estratégias que te aproximem ainda mais do seu público. Divulgar os diferenciais dos serviços oferecidos e produtos por meio de fotos e vídeos que podem gerar engajamento e fomentar novas oportunidades de vendas.

Essas ferramentas são, ainda, canais abertos de comunicação com clientes, permitindo ainda que eles entrem em contato diretamente com sua loja, estreitando ainda mais o relacionamento com o cliente. E já sabemos que as indicações hoje podem vir por meio de um clique nas redes sociais.

Vantagens de estar nas redes sociais

A principal vantagem é estabelecer uma interação ainda maior entre o comércio e o público, destacando principalmente as experiências dos clientes durante todo o seu processo de compra.

Outro dado muito benéfico do trabalho nas redes, é que é possível se estabelecer metas e trabalhar em cima de dados reais para que elas sejam alcançadas. As métricas produzidas pelas redes sociais podem comprovar a eficiência das ações realizadas e conduzir outras ações dentro da estratégia de vendas do comércio.

Outro ponto de destaque é a possibilidade de segmentar o perfil exato do seu público, direcionando a sua divulgação para pessoas que realmente tenham interesse no seu produto ou negócio, diferente de uma mídia tradicional normalmente utilizada pelo comércio de bairro.

Não basta estar nas redes, tem que cuidar – Dicas de como explorar as redes

Agora que você já compreendeu a importância e as vantagens de estar nas redes sociais, deve saber que é preciso cuidar dela também. Deve usá-la como forma de se comunicar e se aproximar do seu público, mas com objetivos bem definidos.

Uma sugestão é direcionar a sua comunicação a um cliente ideal, ou mais conhecido como persona, que deve demonstrar bem quem é o seu cliente, com dados sobre o comportamento e características demográficas ou que tenha uma história que represente bem o seu cliente. Publique para ele. Pense nele ao escrever ou tirar uma foto.

Tente refletir bem o clima positivo do seu comércio. Valorize os funcionários, o produto que os clientes só encontram lá, o tempo que ele está no bairro, as histórias que as pessoas têm para contar da sua loja. Seu conteúdo quer vender, mas pode ser muito mais agradável se for envolvente e também contar histórias.

Crie promoções que possam ser divulgadas nas redes, mas lembre-se que elas precisam ser honradas sempre, sob pena de não cumprir o Código de Defesa do Consumidor e perder a confiança do seu cliente. Respeite sempre as regras.

Envolva o seu público em uma campanha do bairro. Afinal seu comércio tem valor para a comunidade local.

E lembre-se de interagir com seus clientes caso comentem algo. Seja gentil e cordial. Convide-o a conhecer ou retornar a sua loja.

Pode parecer fácil realizar o trabalho, mas estar à frente do seu negócio consome a maior parte do seu tempo, por isso um profissional especializado em planejamento de redes sociais pode te ajudar.  Usar a estratégia, ferramentas corretas e analisar as métricas fornecidas pelas mídias pode potencializar ainda mais as metas estabelecidas para seu comércio.

Dessa vez, contamos como as redes sociais podem te ajudar a aumentar as vendas do seu comércio. Continue acompanhando sempre as novas dicas sobre marketing digital, comunicação e planejamento no nosso blog e redes: FacebookInstagram e Linkedin

Geiza Mesquita

Jornalista e Gestora de Redes Sociais

www.geizamesquita.com.br